Páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

Forró "Estilizado"

Morena Bonita

Dominguinhos

É um desmantelo
Se você me fita
Meu corpo se agita
Me dá um tremor
Morena bonita
De flor no cabelo
Te gosto com zelo
Quero teu amor

E se a vida não fizer direito
Me arrochar o peito
Me fizer sofrer
Se o teu caminho
Não for meu caminho
Se eu ficar sozinho
Sem o teu amor

Eu quero que a saudade bata
Bem devagarinho
Queimando por dentro
Como uma fogueira
Pra trazer você de volta
Acabar com sua ausência
Ou me fazer morrer


--------------------------------------------
TACAR A MÃO  - Mulher Chorona
Olha esse papo de carinho comigo não rola não
Homem tem que ser safado me domar com a sua mão
Tem que faltar com respeito e me amar no chão
Se não puxar no meu cabelo, amor não rola não.
E tem que “tacar” na parede me chamar de lagartixa,
Me chama de pneu e me da uma calibrada
Me jogar no chão como se eu fosse um tapete
Sou mulher indomada só aprendo no cacete.
Não caio mas nesse negócio de amorzinho
Beijinho, carinho de me dar paixão
Eu quero um tarado que dê em mim o dia inteiro
Que me ame no banheiro e que me taque a mão.
Tacar a mão, Tacar a mão, Tacar a mão,
Me taca na parede me amar no chão,
Tacar a mão, Tacar a mão, Tacar a mão,
Me taca na parede e me amar no chão.

---------------------------------------
Aqui pra nós, da terrinha, quem desenvolveu mais o senso crítico não tem nem mais graça discutir sobre isso. Acho que as reclamações tão comuns após as infernais viagens nas topics de Fortaleza parecem ter perdido força, nos acomodamos a essa realidade?

De modo geral, podemos falar da pobreza da música, com letras apelativas valorizando a vulgaridade, e dizer que é a “onda do momento” é pouco, trata-se de tornar explícito todo  e qualquer desejo, e normalmente abusivos, e perceba que quando tem boa receptividade da sociedade, potencializasse, amplificasse.

Dentre temas abordados, estão a valorização do machismo, vulgarização da mulher, apologia ao alcoolismo irresponsável, à boemia, à violência, e relações extraconjugais e desvalorização do amor.

Pilares do bem estar social abalados, valores morais desenvolvidos sociologicamente jogados ralo à baixo. Correto que há valores que foram criados para facilitar a manipulação da massa, mas há outros que foram criados para permitir um convívio relativamente harmônico.

Na minha concepção, o nordeste sofre muito mais a influência da igreja católica. Frustrados por anos contidos em um casulo desconfortável, principalmente quanto aos assuntos sexuais. Agora, com liberdades, vão ao extremo para recuperar o tempo perdido. E não respeitam os direitos do próximo, é comum música alta, carros de sons, e relações sexuais na rua em várias áreas de Fortaleza.

Mas o que realmente me incomoda é adolescentes e crianças, que absorvem tudo ! Lavagem cerebral em uma pessoa que não tem concepção de distinguir o que lhe fará bem ou mal.

Talvez possa ser um conceito fundado em idéias preconceituosas, ou ideais moralistas e ultrapassado demais. Considerar que a primeira música é melhor que a segunda baseando-se em valores românticos é preconceito. Mas avaliando o grau de agressão aos direitos humanos que algumas das músicas do considerado “forró estilizado” causa, pode-se sim considerar um atraso e uma mancha para nossa sociedade.

Porém, não quero botar culpa na música. A música é só o produto, e quem define o produto é o consumidor. Se alguém tem culpa nisso nem eles são, mas na formação étnica-moral atual e passada.

Não me incomodo, realmente, com a vida de ninguém, pode fazer merda o quanto quiser, deste que eu não pise e nem seja obrigado a sentir o fedor.

sábado, 21 de agosto de 2010

amor condicional

Vejo o movimento nas calçadas,
e nada disso parece estar certo
Devago no banco da praça,
será que faz sentido, será que faz sentido ?

Busco um motivo
Tenho uma razão para te seguir,
Eu sei que tenho
Não voe para longe de mim com essas pequenas asas
Eu disse... eu disse
Isso basta pra mim
Não precisamos de algo concreto

Vejo o movimento nas calçadas,
e nada disso parece estar certo
Devago no banco da praça,
será que faz sentido, será que faz sentido ?

Não deixe de brilhar pra mim
Prometa que não vai embora
Tudo parece vazio quando...
Não, não era minha intenção...
Você sabe que não
Teu calor me deixa irracional
Não desligue a luz quando sair

será que faz sentido ?
será que faz sentido !?
será que faz sentido !?
será que faz sentido !

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tenho o direito


Tenho o direito de falhar, de cair
De descobrir o valor
Mas, o que é isso que acontece comigo?

Tenho o direito de zombar
De me tornar louco
Esgotar todas as minhas ânsias

Tenho o direito de conduzir
E reconduzir os homens
Para ao fim da noite
Beber do esquecimento

E eu rio às lágrimas
E lacrimejo aos risos
Lamento enquanto sonho

Não sou o que sou...

As paredes têm ouvidos, e falam comigo
E a lua que me vigia
Está sempre atrás de mim...


"ce que je suis"

terça-feira, 9 de março de 2010

Embreagado

"Todas essas formações, antes simplórias
Assumem modelos únicos e reais
Distorcidos pelas luminescências e sombras
Que tornam os membros desfocados e longinquos
E essa incapacidade de focá-los tranforma este cárcere em grão
E assim me torno dois,
me torno tudo,
me torno único

Não me prendo a rostos inítidos
Que quando em reflexo, os reconheço
Mas a identidade não me importa
Apenas esta sinestesia de sons e tatos,
Que naturalmente se propaga por meus sentidos aguçados
E não há mais banalidades nem esteriótipos
Só sentidos
e meu pulso
e minha alma."

Queria escrever, mas não tenho tempo... muitas coisas para cuidar.
Todos os instantes são únicos, e como únicos que são, devem merecer atenção, respeito, e interpretação.

Incompreensão



"E me deixou dependente de seu amor
E essa asfixia me segue por onde vou
E ele não entende por que ainda bate"

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sentimentos

"As estrelas comentam sobre nossas noites
Que compúnhamos de poemas e prozas sem fim
E brilhavam como em sintonia com teus olhos
Os quais maestravam a dança das folhas
Embaladas na sinfonia dos troncos
Intimamente tocados pela brisa
Imitando-nos com desajeitada perfeição
Mas com inveja da essência de nossas almas nocentes
Que afogavam-se em fogo
Flameavam-se em suor
Dormiam em lágrimas"



 Te amo Joh, e sempre vou te amar.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

M.B.

 

E sigo. E vou sentindo,
à inquieta alacridade da invernia,
como um gosto de lágrimas na boca...

terça-feira, 28 de abril de 2009

"hear it"


Please brother
Find my eyes in the floor
I think it let down around the corner

Common, I know that it are in your pocket
Don’t make me crazy
Don’t make me you disappear

Sometimes on the side…
Hear the music ?
Sing it, Feel the happiness
You’re going down my brother

Please, take this
and run far away
far away from me, You meant everything.

Não sei...


Sei que nem tudo está a mercer de um destino
Sei que há quem dirá,
Que foi teu Deus a te julgar
E não tem ninguém que culpe
A si pela tragédia

Não sejas tão duro
Vês que está fazendo papel de ridículo
Tu não tens um vazio no peito
Tu não tens uma rocha no coração

Permite que o vento corra entre teus membros
Que descubra teus flácidos segredos
Não deixe que a vergonha de si
Corroa o que não está errado
Não seja egoísta, me deixa entrar..

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Colpevolezza

A porta de carvalho a qual bates
Já não está tão fria quanto este rapaz
Pois quando tua diversão chega ao fim
É neste raiar que o satisfaz

Tardou em ver que já ausente estava
E lágrimas nos lençóis de cetim deixou
Leva teu obelisco contigo
Não flagelas quem cuidou de ti
E que ainda insiste em crer no amor

Teus olhares hostis seduzem
Conduzem, Conduzem à uma realidade inóspita
Revela na pele tua traição, pois
Ele sabe que isto te completa meu bem

Oh, não acredite na sua ingenuidade
Pois a inocência é fruto da experiência
De quem sofreu e guardou rancor
Amargou teus lábios de temor

E agora não te restas nada
Sopra esse carmim que te leva
Transborda em sentimento vão
Gélidas mãos culpadas de prazer
Enterra-as nesta cova que jaz o teu amor